Plano de Acessibilidade

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Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.

Responsabilidade Social da Faculdade Moinhos em relação à acessibilidade

O apoio acadêmico às pessoas com deficiência é constituído por um conjunto de ações que abrangem diferentes naturezas de atendimento, além de da área acadêmica. A Instituição, por meio de seu corpo de colaboradores, acompanha constantemente as obras de ampliação da Instituição e os procedimentos de aquisição de equipamentos, com fins a proporcionar que o aluno com necessidades especiais não encontre dificuldades em executar suas atividades dentro da IES. 


A construção de uma política para estudantes com deficiências se apresenta como exigência do próprio modelo de Instituição adotado. Assim, incorpora-se a criação de oportunidades de inclusão social a estudantes como uma das diretrizes do seu projeto educacional, considerando a grande diversidade de seus perfis, tais como o social, o econômico, o cultural, o étnico, o racial, o de gênero e, dentre eles, o perfil dos sujeitos com necessidades especiais.


A diversidade cultural e social representada pela presença de estudantes com necessidades especiais se reflete no redimensionamento de currículos e de relações da Instituição. Além disso, propicia a convivência com o diferente e a diferença entre professores e estudantes da Instituição. Nesse sentido, os programas e projetos destinados, especificamente, aos estudantes com deficiência visam não apenas a cumprir as exigências legais, mas, sobretudo, a permitir que tenham uma vida universitária plena. 


O campus da Instituição é inteiramente construído em nível plano, com todos os recursos de acessibilidade. No estacionamento da FACSMV há vagas preferenciais demarcadas e exclusivas, destinadas às pessoas com necessidades especiais. A Instituição conta, também, com banheiros exclusivos, projetados para utilização de estudantes com necessidades PNE.


Além disso, a Instituição fornece cadeiras de rodas para auxiliar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida. A FACSMV, para melhor acolhimento das pessoas com necessidades especiais, vale-se de uma política institucional específica de atendimento, que prevê contato bastante próximo com as pessoas que necessitam de recursos diferenciados de ensino. 


Já no Processo Seletivo, a Instituição identifica e entra em contato com os candidatos que têm necessidades especiais, solicitando a eles que descrevam eventuais recursos específicos que necessitam para a realização da prova. A partir dessa identificação, os recursos são providenciados pela Instituição (prova especial ampliada, intérprete de LIBRAS, professores capacitados para orientar pessoas com deficiência visual, softwares específicos para deficientes visuais - Winvox, Dosvox, Recongnita-plus 3.0 e Standard OCR 3.2, Agnvox e Papovox - carteiras especiais para cadeirantes), de modo a viabilizar ao candidato com necessidade especial os meios adequados para que ele possa prestar o vestibular, utilizando todos os recursos solicitados e alocando os candidatos com mobilidade reduzida em salas próximas aos banheiros exclusivos para pessoas com necessidades especiais. 


Após a aprovação no Processo Seletivo de candidato com necessidades especiais, a Instituição promove novo contato com ele, no sentido de levantar as necessidades específicas referentes a mecanismos e ferramentas que serão necessários para fornecer ao aluno os meios adequados para que ele possa usufruir, da melhor maneira possível, de sua experiência acadêmica na Instituição. Além disso, Professores e Coordenadores contam com diretriz institucional que propicia a aquisição de softwares e a elaboração de provas e trabalhos em mídias diversas para atender as demandas dos alunos com necessidades especiais.


A Instituição acompanha a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para auxílio da pessoa com deficiência. Para tanto, conhece e tem contato com cada estudante portador de necessidades especiais que integra seu corpo discente (e docente), de modo a, permanentemente, acompanhá-lo, a fim de proporcionar a eles uma experiência universitária plena, através do fornecimento dessas TICs ou outros recursos, a partir da necessidade levantada diretamente junto ao aluno (ou professor).


Destaca-se, ainda, que não obstante oferecer o ensino da disciplina de LIBRAS em todos os seus cursos (com frequência opcional para alunos dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia e obrigatória para alunos das licenciaturas), a FACSMV conta docente de vasta experiência, responsável pela estruturação de todo o sistema de ensino e qualificação em LIBRAS da Instituição. Essa estrutura abarca a realização de palestras e workshops voltados à qualificação dos professores, bem como a possibilidade da organização de cursos de qualificação dos docentes que manifestam interesse em recebê-la e, quando necessário, dos docentes que ministrem aula para turmas que tenham aluno portador de deficiência auditiva, não obstante a Instituição contar com diretriz específica, a fim de disponibilizar intérprete de LIBRAS para acompanhamento do aluno. 


Frisa-se que todos os esforços já realizados, bem como os atuais, a fim de propiciar a evolução contínua das condições institucionais de acessibilidade aconteceram e acontecem de modo articulado e com a participação de instâncias internas e externas. Conta-se, assim, com a colaboração de professores, estudantes e técnicos- administrativos. 


O Plano de Acessibilidade surgiu da necessidade institucional de garantir a acessibilidade a toda comunidade acadêmica. Esse plano tem a intenção de fornecer diretrizes aos cursos da IES, no atendimento do que as leis exigem nesta área. Esse é um trabalho de relevância estratégica, pois busca integrar todas as pessoas com limitações ao dia a dia da Instituição.


O referido plano é um documento que aborda pontos como educação, inclusão e acessibilidade no ensino superior; marcos orientadores; análise da situação Institucional; plano de ações; considerações finais e referências. Seu objetivo geral é articular, fomentar e consolidar uma política de acessibilidade e inclusão na IES provendo a adequação frente às barreiras pedagógicas, arquitetônicas, urbanísticas, de transporte, informação e comunicação, a fim de promover a acessibilidade e permanência dos alunos, docentes e técnico – administrativos com deficiência na comunidade na educação superior.


CLIQUE AQUI E LEIA O PLANO DE ACESSIBILIDADE COMPLETO.


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